ROBERTOS, VIOLA E CAMPANIÇA

“O Namoro” ESTREIA

9 outubro
18:00 → PÁTEO DO SALEMA – C.M. ÉVORA

Espetáculo de robertos, marionetas de luva que fazem parte da tradição das marionetas em Portugal e que muito recentemente foram classificados Património Imaterial Nacional. Manipulados por Manuel Costa Dias acompanhados pela viola e voz de Nuno do Ó e pela campaniça e voz de António Bexiga contam as aventuras e desventuras do Roberto e de quem com ele se cruza, no intento de se casar com uma rapariga, a Maria, “que é toda boa que é toda gira”.
O espetáculo inicia-se com a “ida ao barbeiro”, um clássico dos robertos e que o é também dos Bonecos de Santo Aleixo, “passo do barbeiro”, marionetas de varão também eles da tradição das marionetas em Portugal. Do cruzamento destes dois saberes Roberto e Barbeiro desentendem-se o Barbeiro é morto e a Morte que vem buscar o Barbeiro é também morta “eu matei a Morte, viva, viva” grita o Roberto.
Ultrapassado o primeiro objetivo, fazer a barba e o cabelo, o Roberto quer casar, mas para que tal aconteça vai ter que se confrontar com o Homem, procurar o Dragão, embalar o Rato, enganar o Polícia, enforcar o Carrasco e finalmente casar com a Maria.

Robertos, Viola e Campaniça – Facebook

ONDE ESTAMOS

MORADA
RUA DA CORREDOURA 8
7000-583 ÉVORA

E-MAIL
nestepais@gmail.com

TELEFONE
+351 963267632

CONTACTE-NOS